sábado, 28 de maio de 2011

Pastoral do Dízimo

Dízimo? Coleta? O que Paulo disse sobre isso? (ICor 16,1-24)

1 – Leia o texto
Para a coleta em favor dos santos, seguireis, também vós, as regras que dei às Igrejas da Galácia. No primeiro dia de cada semana, cada um porá de lado em sua casa o que tiver conseguido poupar, a fim de que não se espere a minha chegada para recolher os dons. Quando eu estiver aí, enviarei, munidos de cartas, os que houverdes escolhido para levarem os vossos dons a Jerusalém; se convier que eu mesmo vá, eles viajarão comigo. 5Eu irei ter convosco, passando pela Macedônia; de fato, eu a atravessarei, e é possível que me detenha ou mesmo passe o inverno entre vós, para que me deis os meios de prosseguir a minha viagem. Desta vez, não quero ver-vos somente de passagem, e espero ficar algum tempo convosco, se o Senhor o permitir. Mas ficarei em Éfeso até Pentecostes, porque ali uma porta se abriu de par em par à minha atividade, e os adversários são numerosos. 10 Se Timóteo chegar aí, velai por que esteja sem receio no meio de vós, pois ele trabalha na obra do Senhor, como eu. 11Por isso, ninguém o despreze. Fornecei-lhe os meios de voltar em paz para junto de mim, pois eu o espero com os irmãos. 12 Quanto ao nosso irmão Apolo, eu o pressionei vivamente a ir ter convosco juntamente com os irmãos; mas ele não quer de modo algum ir agora; irá quando tiver tempo. 13 Vigiai, mantende-vos firmes na fé, sede homens, sede fortes, 14 fazei tudo com amor!15 Ainda uma recomendação, irmãos: sabeis que Estéfanas e a sua família são as primícias da Acaia; eles se dedicaram ao serviço dos santos. 16 Obedecei portanto a pessoas desse quilate e a todos os que compartilham seus trabalhos e suas fadigas. 
17 Sinto-me feliz com a presença de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; eles supriram a vossa ausência; 18 pois tranqüilizaram o meu espírito e o vosso. Sabei pois apreciar homens desse quilate. 
19 As Igrejas da Ásia vos saúdam. Áquila e Prisca vos enviam muitas saudações no Senhor, como também a Igreja que se reúne em casa deles. 20 Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com um ósculo santo. 21 A saudação é da minha própria mão, de mim, Paulo. 22 Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. “ Maranatá”! 
23 A graça do Senhor Jesus esteja convosco. 
24 Eu vos amo a todos em Jesus Cristo.
Primeira Epístola aos Coríntios 16,1-24


3 – Mais informações
A coleta em favor da Igreja de Jerusalém mostra a unidade da Igreja, algo defendido e demonstrado por São Paulo desde o primeiro capítulo da Carta (16,1). Numa comunidade na qual um dos principais problemas é a divisão interna, nada melhor do que uma ação em favor de “toda” a Igreja. E o apóstolo pede que isso aconteça, especialmente, aos domingos, dia do Senhor, dia da comunidade (16,2). Inclusive, é a própria comunidade, através de alguns de seus membros, que deve ir a Jerusalém levar a oferta (16,3-4).
São Paulo explica o roteiro de sua viagem que o levará a Corinto (16,5-7). Fala de sua parada em Éfeso, lugar onde se abriu grande porta; essa porta trata-se de uma abertura à evangelização. Sobre sua estadia em Éfeso ver At 19,1-10.
Paulo também fala da futura visita de Timóteo à comunidade. Pede para que ele não seja desprezado. E que ele não sinta “na pele” os problemas que as divisões internas causavam. Ao mesmo tempo, conta que pediu a Apolo para que voltasse à Corinto, mas ele recusou decididamente. Tamanha recusa de Apolo, talvez tenha acontecido, justamente, por não querer favorecer a divisão na comunidade, pois sabia que haviam os que causavam esse mal usando o seu nome.
Paulo faz uma recomendação: que estejam do lado da família de Estéfanas. Ao que parece eram hostilizados (16,15-16). Talvez por isso e inclusive, o próprio Estéfanas, juntamente com Fortunato e Acaico foram se encontrar com Paulo, levar as notícias e questionamentos da Igreja de Corinto e voltar com sua carta para a comunidade (16,17-18).
Para encerrar a carta, São Paulo reforça a unidade da Igreja diz que todas as comunidades da Ásia saúdam Corinto, bem como Priscila e Áquila (16,19) e todos os irmãos (19,20). Além disso, faz questão de autenticar a carta ao assiná-la de próprio punho, uma vez que as cartas eram ditadas a um copista (16,21). Finaliza com uma referência a parusia apocalíptica: Vem, Senhor! e que tudo, como dito no início da carta, possa convergir para Cristo Jesus (16,22-24).
4 -  Como aplicar o texto na vida
- Vivo alguma experiência de ajuda financeira á Igreja?
- Se vivo essa experiência, ela me faz sentir-me membro da Igreja particular na qual estou inserido?
- Se não vivo essa experiência de ajuda financeira á Igreja, já me questionei sobre o (s) motivo (s)?
Fonte:
Dennis Duarte / Canção Nova

domingo, 22 de maio de 2011

Irmã Dulce é beatificada em Salvador

Domingo, 22 de maio de 2011, 19h45

Irmã Dulce é beatificada em Salvador

Ariane Fonseca
Enviada especial a Salvador



Ariane Fonseca
A religiosa será chamada 'Bem-Aventurada Dulce dos pobres'; sua festa vai ser comemorada no dia 13 de agosto

“Salve! Salve! Salve, Irmã Dulce do amor”. Enquanto o hino da religiosa era entoado por um coral de mais de 200 vozes, o cardeal Dom Geraldo Majella, representante do Papa Bento XVI na cerimônia, proclamava-a beata. Cerca de 70 mil fiéis acompanharam emocionados o evento no Parque de Exposições de Salvador (BA), munidos de faixas, lenços brancos e imagens da freira. A partir deste domingo, a religiosa será chamada 'Bem-Aventurada Dulce dos pobres'.


A Santa Missa começou com a leitura do pedido de beatificação, feito pelo Arcebispo da capital baiana, Dom Murilo Krieger. “O Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil pede a Vossa Eminência Reverendíssima de proclamar Bem-Aventurada a Venerável Serva de Deus Dulce Lopes Pontes, professa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus”, solicitou o prelado.


Acesse
.: Veja galeria de fotos da beatificação no Flickr
.: Página especial sobre a beatificação de Irmã Dulce

.: Saiba mais sobre a vida e obra da religiosa


Logo em seguida, o bispo da diocese de Irecê (BA), Dom Tommaso Cascianelli, leu uma resumida biografia da Bem-Aventurada e, Dom Geraldo, a Carta Apostólica (carta na qual o Papa autoriza a beatificação), primeiro em latim e depois em português. No documento, Bento XVI afirmou que “tendo consultado a Congregação das Causas dos Santos, por nossa autoridade apostólica, damos a faculdade para que a Venerável Serva de Deus Dulce Lopes Pontes (…) seja chamada de hoje em diante com o nome de Bem-Aventurada, com sua festa fixada no dia 13 de agosto”.


Após a leitura, a foto de Irmã Dulce foi descerrada, levando a multidão a euforia. Paralelamente, a miraculada Cláudia Cristiane Santos de Araújo, seu marido Francisco Assis de Araújo e o filho Gabriel entraram em procissão para apresentar aos fiéis a relíquia da nova beata. A sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, e a voluntária mais antiga das Obras Sociais da freira, Iraci Lordello, também entraram em procissão. O rito de beatificação terminou com o agradecimento de Dom Murilo ao representante do Papa.


Na homília, Dom Geraldo enfatizou que viver a santidade não é privilégio para algumas pessoas, mas é dever de todo cristão batizado. “Eu não disse alguns, disse todos os cristãos. Estamos celebrando a santidade que o Senhor deseja ver reproduzida em cada um de Seus filhos. Todos os fiéis devem ser santos em sua conduta moral, devem agir em conformidade com que o são: filhos de Deus”, ressaltou.


O prelado também desejou que a beatificação de Irmã Dulce seja um momento de reflexão para que, entregando-se e confiando no Senhor, os cristãos possam viver o amor e a caridade. “Agradecemos de coração comovido ao Santo Padre por ter levado as honras dos altares essa nossa irmãzinha. Que possamos realmente também viver a santidade em nossa vida”.


Entre as autoridades religiosas presentes, destaque para o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer e os postuladores da causa de beatificação e canonização, frei Paolo Lombardo e Paolo Vilotta. Além deles, a cerimônia contou ainda com mais de 500 religiosos, entre padres, arcebispos, bispos, diáconos e seminaristas.


A presidente Dilma Rousseff também participou da cerimônia, assim como o senador José Sarney, devoto da freira, o ex-governador de São Paulo, José Serra, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o de Sergipe, Marcelo Déda.


Mensagem do Papa


Após a oração do Regina Coeli, deste domingo, 22, o Papa Bento XVI dirigiu uma saudação aos fiéis de língua portuguesa e recordou a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes. "Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, desejo também unir-me à alegria dos pastores e fiéis reunidos em São Salvador da Bahia para a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou atrás de si um prodigioso rastro de caridade ao serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a ver nela 'a mãe dos desamparados'", destacou.


Em busca da canonização


Para que Irmã Dulce passe de beata a santa é preciso que outro milagre seja comprovado pela Igreja. Mas, ele só é validado se acontecer a partir de 10 de dezembro do ano passado, quando o Papa Bento XVI assinou a beatificação. Desde o anúncio de que o “Anjo bom da Bahia” seria beatificada, foram enviados para as Obras Sociais Irmã Dulce mais de 400 relatos de graças atribuídas à religiosa.


Infraestrutura


Instalada em uma área de 1.800 metros quadrados, a infraestrutura projetada para o evento contou com um amplo leque de serviços visando à segurança e comodidade dos fiéis. Cerca de 700 policiais militares estiveram no local. A saúde também ganhou uma atenção especial, com a presença, através da Prefeitura de Salvador, de posto médico, além de veículos de urgência e emergência da Samu. O atendimento teve ainda o reforço do Corpo de Bombeiros e de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem das Obras Sociais Irmã Dulce. Houve vagas para ônibus, estacionamento pago com capacidade para 3 mil veículos de passeio, sanitários químicos, lanchonetes, entre outras estruturas.


Assista a homilia na íntegra




Leia mais
.: Veja a cronologia dos trabalhos sociais de Irmã Dulce
.: Saiba qual é o caminho para se tornar santo
.: Conheça os santos e beatos do Brasil
O Processo de canonização de João Luiz Pozzobon parte
de Santa Maria para São Paulo, rumo a Roma

DIÁCONO JOÃO LUIZ POZZOBON, Nasceu aos 12 de dezembro de 1904 em Ribeirăo, Săo Joăo do Polęsine - RS. Cresceu numa família profundamente religiosa e mariana. A partir dos doze anos trabalhou na lavoura com seus pais. Casou-se pela primeira vez em 1928 com Tereza Turcato e teve dois filhos. Ficando viúvo, casou-se novamente em 1933 com Vitória Filipetto, e teve mais 5 filhos. Sempre honrou os deveres de esposo e pai. Exerceu a profissăo de comerciante com hotel e depois mercearia. Em 1948 consagrou-se á Măe e Rainha Vencedora Tręs Vezes Admirável de Schoenstatt no Santuário Tabor de Santa Maria - RS. Aos 10 de Setembro 1950 recebeu a imagem da Măe e Rainha para leva-la às famílias. Foi ordenado Diácono permanente aos 30 de dezembro de 1972. Ele dedicou a sua vida a levar a Măe e Rainha as famílias, hospitais, escolas e presídios, rezando o terço, aconselhando os casais, crianças, doentes, consolando os presos. Faleceu atropelado, aos 27 de junho de 1985,indo para missa no santuário. O Processo de Canonização foi aberto no dia 12 de Dezembro de 1994, em Santa Maria no Rio Grande do Sul.

ORAÇÃO PELA CANONIZAÇÃO DE JOÃO LUIZ POZZOBON
Deus, nosso Pai, fizeste de João Luiz Pozzobon um esposo e pai exemplar, um amigo dos pobres e um incansável peregrino. Ele dedicou a sua vida a levar a Mãe e Rainha às famílias, hospitais, escolas e presídios, rezando o terço.
Por isso Pai, confiante peço que, se for da Tua vontade, este Teu servo seja canonizado e, por sua intercessão, eu possa receber a graça que tanto necessito: (pedir a graça...).
Assim rezo com Maria, a Grande Missionária, para a Tua Glória, o florescimento da Igreja e a santificação das famílias. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Com aprovação eclesiástica
______________________________________________
Graças alcançadas, favor informar á Causa do Diácono João Luiz Pozzobon
Rua Fioravante Spiazzi, 1530, Caixa Postal, 7018. CEP: 97050-971 / Santa Maria, RS.
Fone/fax 0 xx 55. 32211097 e 32210439
E-mail: sionmari@terra.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

HISTÓRICO DO TERÇO

Noticias de Roma

Domingo, 02 de maio de 2010, 11h47

Papa venera Santo Sudário em Turim, norte da Itália

Da Redação

''Cristo enfrentou a cruz para colocar um limite ao mal'', diz Papa em Turim
Bento XVI realizou, neste domingo, sua visita pastoral à cidade de Turim, norte da Itália, para venerar o Santo Sudário, mortalha que teria envolvido o corpo de Cristo ao ser colocado no túmulo. O pontífice partiu esta manhã às 8h15 do aeroporto romano de Ciampino e chegou às 9h15 locais ao aeroporto de Turim, onde foi acolhido pelo Cardeal Severino Poletto, Arcebispo de Turim, e outras autoridades eclesiais, além dos representantes do governo e pelo prefeito dessa cidade. A seguir, o Papa se dirigiu para a Praça São Carlos onde foi acolhido por mais de 50 mil fiéis. Bento XVI agradeceu a população de Turim pelo caloroso acolhimento e iniciou a celebração da Eucaristia. Em sua homilia, Bento XVI ressaltou que no passado a Igreja em Turim "conheceu uma rica tradição de santidade e generoso serviço aos irmãos graças à obra de zelosos sacerdotes, religiosos, religiosas de vida ativa e contemplativa e de fiéis leigos". Sendo assim, as palavras de Jesus no Evangelho de hoje, 'Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros', "adquirem uma ressonância particular para esta Igreja, uma Igreja generosa e ativa, a começar por seus padres" – frisou o papa. O Santo Padre sublinhou que "amar os outros como Jesus nos amou é possível somente com aquela força que nos é comunicada na relação com Ele, especialmente na Eucaristia, em que o seu Sacrifício de amor que gera amor se torna presente de modo real". O Papa disse aos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas de Turim, para que "centralizem sua existência no essencial do Evangelho; cultivem uma real dimensão de comunhão e fraternidade dentro do presbitério, de suas comunidades, nas relações com o Povo de Deus; testemunhem no ministério o poder do amor que vem do Alto". O Pontífice sublinhou que "a vida cristã, caros irmãos e irmãs, não é fácil; sei que também em Turim não faltam dificuldades, problemas, preocupações: penso, em particular, naqueles que vivem concretamente a sua existência em condições de precariedade, por causa da falta de trabalho, da incerteza pelo futuro, pelo sofrimento físico e moral; penso nas famílias, nos jovens, nas pessoas idosas que muitas vezes vivem a solidão, nos marginalizados, nos imigrantes". Bento XVI exortou as famílias "a viverem a dimensão cristã do amor nas simples ações cotidianas, nas relações familiares superando divisões e incompreensões, ao cultivar a fé que torna a comunhão ainda mais sólida". "Aquele que foi crucificado, que partilhou o nosso sofrimento, como nos recorda também, de modo eloqüente, o Santo Sudário, é aquele que ressuscitou e nos quer reunir todos em seu amor. Cristo enfrentou a cruz para colocar um limite ao mal" – disse ainda o Pontífice. O Papa exortou a Igreja em Turim a permanecer firme naquela fé que dá sentido à vida e que jamais perca a luz da esperança no Cristo Ressuscitado, "que é capaz de transformar a realidade e tornar novas todas as coisas" – concluiu o Santo Padre. Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

CONFRATERNIZAÇÃO 2007

http://www.youtube.com/watch?v=UrJ7YOPI3s4 http://www.youtube.com/watch?v=09fkNCasW2Y

Faça seu Cadastro


Nome:

Endereço:

Telefone:

Data Nascimento:

E-Mail:

Mensagem: